Temas da Redação do ENEM 2015

A redação é uma parte importante da prova do Enem. Além de treinar a escrita regularmente antes da prova, os candidatos devem estar preparados para dissertar sobre qualquer assunto, já que o tema é um segredo muito bem guardado pelos organizadores da prova.

No entanto, se por um lado não é possível adivinhar qual será o tema, é possível, com base no histórico das edições anteriores, especular possíveis temas da redação do Enem 2015. De uma maneira geral, o tema da redação recai sobre um assunto que esteja em evidência na mídia, um fato importante que esteja tendo consequência no Brasil ou mesmo no mundo.

Publicidade

Normalmente, o tema também se relaciona com questões e problemas sociais, exigindo uma reflexão do candidato.

temas da redação do enem

Publicidade

Qual Será o Tema da Redação do ENEM 2015?

Por isso, estar atento às atualidades é um passo importantíssimo para não ser pego de surpresa no momento da prova. Abaixo, confira alguns possíveis temas da redação do Enem 2015. Lembramos que são suposições, já que é impossível cravar precisamente qual será o assunto pedido.

Copa do Mundo

Publicidade

Em 2014, o Brasil sediou a Copa do Mundo, fato que gerou polêmica entre apoiadores e críticos do evento. Quais são os benefícios que este evento trouxe para o país? Era mesmo a hora de sediarmos um evento desse porte? Por ser um dos assuntos mais comentados deste ano, este é um dos temas que podem ser abordados não só na redação, mas também em algumas questões objetivas.

Manifestações populares

As manifestações populares e protestos tomaram o Brasil em 2013 e esta discussão prosseguiu neste ano. A atuação de alguns grupos radicais, como os Black Blocks, acendeu a discussão sobre protesto pacífico x vandalismo. A pergunta é: como o estado e a população devem agir em relação a estes movimentos? Vale uma aprofundada neste assunto.

Crise no abastecimento de água

Outro assunto muito em pauta desde o início deste ano e que pode ser um dos possíveis temas da redação do Enem 2015 é a crise no abastecimento de água, causado pela falta de chuvas no último verão, o que levou os reservatórios do Sistema Cantareira a esgotarem. Em uma medida extrema, o governo do Estado de São Paulo e a Sabesp apelaram para a água do chamado volume morto, que também tem data para acabar. O que poderia ter sido feito para evitar a crise? Quais medidas tomar se a falta de água persistir? São temas que também podem ser abordados.

Crise da mobilidade urbana

O aumento de carros nas ruas brasileiras, somado à baixa qualidade do serviço de transporte público, tem trazido o caos para o trânsito das grandes cidades brasileiras. Como resolver este problema que cresce a cada dia?

Bullying nas escolas

Um tema que ganha mais força a cada dia, o bullyng praticado nas escolas pode ter graves consequências para quem sofre com este tipo de problema. Uma reflexão sobre este assunto também pode ser exigida.

Estes são alguns dos temas da redação do Enem 2015, mas não os únicos, Ficar atento a tudo o que acontece no Brasil e no mundo é a melhor forma de encarar a prova e a redação sem ser surpreendido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *