ENEM 2016 – Cronograma, O que Estudar, Como é a Prova

O ENEM 2016 é o Exame Nacional do Ensino Médio. Saiba como ele funciona e para que serve. Essa edição será uma das mais importantes, com milhares de vagas e oportunidades para quem prestar o exame.

O ENEM foi criado em 1998, inicialmente com um instrumento para avaliação da qualidade do ensino médio. A partir de 2000, as notas obtidas das provas de Português, Redação, Língua Estrangeira, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas passaram a ser empregadas para seleção de estudantes universitários em diversas instituições.

Publicidade

Atualmente, através da classificação feita pelo SiSU – Sistema de Seleção Unificada – a partir do desempenho no ENEM, os alunos só têm acesso às universidades federais com o exame. Quase 300 faculdades estaduais e particulares também adotaram as notas, como parte ou em substituição total dos vestibulares tradicionais.

enem inscrições 2016

ENEM 2016 será difícil?

O ENEM continua sendo utilizado para avaliar as condições do ensino médio, que conclui a educação básica dos brasileiros. Com base nos resultados obtidos, o Ministério da Educação implanta novas técnicas e métodos de ensino, efetua treinamentos e reciclagens de docentes e funcionários.

Publicidade

As notas obtidas nas provas são um bom “termômetro” para verificar as competências adquiridas pelos alunos. O ENEM serve inclusive como uma ferramenta de autoavaliação, já que indica as qualificações e os pontos fracos dos jovens.

+ Vale a leitura: Como Estudar para o Enem 2016

O exame também é empregado para a certificação do ensino médio para jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos na idade considerada adequada (é preciso completar 18 anos até o primeiro dia de provas).

Publicidade

O ENEM não é obrigatório, mas quem pretende obter uma bolsa de estudos do PROUNI (Programa Universidade para Todos), do Programa Ciências sem Fronteiras ou um financiamento do FIES (Programa de Financiamento Estudantil) deve submeter-se ao exame.

Para participar do SiSUTEC, que oferece bolsas de estudos em cursos técnicos para estudantes que já concluíram o ensino médio, também é necessário apresentar um bom desempenho no ENEM, especialmente na prova de redação (que tem caráter eliminatório para todos estes programas).

As notas do ENEM permitem que um estudante estude na Universidade de Coimbra, graças a um convênio entre os governos de Portugal e do Brasil. A universidade, uma das mais antigas do mundo, oferece 630 vagas, nos cursos de Direito, Letras, Ciência e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia, Ciências da Educação, Ciências do Esporte e Educação Física.

estudar para o enem

Quando ocorreu as inscrições, como se inscrever?

As inscrições para o ENEM só podem ser feitas através da internet. Em 2016, as inscrições se encerraram no dia 20 de maio. O site com todas as informações é: www.enem.inep.gov.br. No site, também é possível conferir dicas sobre as provas, conferir e imprimir o cartão de confirmação.

  • Inscrições: 09/05 até 20/05
  • Provas: 05/11 e 06/11
  • Valor da taxa de inscrição: R$68
  • Gabarito: até 3 dias úteis após a prova

Durante o período das inscrições, os estudantes podem alterar seus dados cadastrais, a opção de cidade para a aplicação das provas e a escolha da língua estrangeira. É preciso garantir que todos os dados estejam corretos, para não correr o risco de ser barrado no ENEM.

A apresentação do cartão de confirmação não é necessária para acesso às salas de aula (apenas um documento de identidade com foto), mas ele é importante por conter o número de inscrição, data, hora e local das provas, indicação de atendimento especializado, opção de idioma e solicitação de certificação do ensino médio, se for o caso.

Para obter o cartão de confirmação do ENEM, o aluno deve acessar www.enem.inep.gov.br/participante. Basta informar o número do CPF e a senha gerada no momento da inscrição.

enem

Como São as Provas do ENEM?

Em 2016, as provas do ENEM serão aplicadas nos dias 05 (Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e 06 de outubro (Português, Redação e Matemática). As provas objetivas são compostas por 45 questões cada. Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h, sempre de acordo com o horário oficial de Brasília, independente do fuso horário da cidade.

No primeiro dia do ENEM 2016, as provas terão duração de quatro horas e meia; no segundo, de cinco horas e meia. Elas terão início às 13h30, depois de realizados procedimentos de segurança e de identificação dos candidatos.

Para a redação, recomendamos a leitura: Temas da Redação do ENEM 2016


Um comentário em “ENEM 2016 – Cronograma, O que Estudar, Como é a Prova

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *