Motivos de Eliminação do ENEM, posso ser expulso do ENEM?

Muita gente se prepara o ano todo e acaba sendo eliminada no ENEM. Veja os motivos.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será aplicado nos dias 24 e 25 de outubro. Esta é uma excelente oportunidade para obter uma vaga em uma universidade pública (todas as instituições federais de ensino superior e algumas instituições estaduais e particulares usam as notas do ENEM para selecionar os calouros) e também para quem quer obter a certificação do ensino médio. Neste ano, o ENEM bateu o recorde de inscrições: 8,7 milhões de jovens estão habilitados a fazer as provas.

Publicidade

Por quais motivos posso ser barrado no ENEM?

enem barrado e agora

O principal motivo que pode eliminá-lo do ENEM é a comunicação ou consulta por qualquer meio, tais como chamadas telefônicas por celular ou entradas em redes sociais. Alguns candidatos, em outras edições, foram eliminados apenas por postar fotos da prova ou da sala em que estavam realizando os exames.

O edital é claro: é proibido portar celulares, smartphones, tablets, MP3 ou similares, iPods, pen drives. Também é motivo para ser eliminado: portar lápis, lapiseiras, canetas com corpo não transparente, borrachas, livros de qualquer tipo, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos (gravadores, receptores, etc.). Relógios, transmissores de dados e gravadores de áudio e vídeo também não são permitidos.

Publicidade

Usar óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras, gorros e similares também não são permitidos. Deixar a sala de provas antes de decorridos duas horas do exame elimina o candidato. Por último, como é óbvio, receber informações privilegiadas de qualquer membro da organização ou aplicação do ENEM determina a eliminação (e é crime).

enem atrasada

Chegar no ENEM atrasado

Em 2014, 28,64% dos candidatos para o ENEM simplesmente não apareceram para as provas. O mais provável é que tenham se atrasado. Para evitar isto, é importante lembrar que os exames são aplicados no horário de verão – portanto, os relógios devem ser adiantados.

Publicidade

Os portões dos locais de provas do ENEM são abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília (as provas têm início às 13h30). Nos dias 24 e 25 de outubro, datas de aplicação das provas, os estudantes das regiões Norte e Nordeste e também de Fernando de Noronha terão alguma defasagem: é preciso estar atento.

+ Leia: Como Tirar 1000 na Redação do ENEM

colar no enem

Quais outros motivos podem me eliminar do ENEM?

O candidato pode ter a eliminação do ENEM mesmo depois de realizadas as provas. É relativamente comum que alguns estudantes publiquem “selfies” em redes sociais nas salas de aula e até mesmo do cartão de respostas e das folhas de provas. O resultado é a eliminação sumária do processo seletivo. Em 2014, 20 mil candidatos foram eliminados por causa destas imagens.

A caneta preta (esferográfica) é fundamental para as provas do ENEM. Canetas de outras cores podem não ser identificadas pelo leitor ótico que faz a correção das provas. Como já foi dito, o corpo da caneta deve ser transparente, para evitar colas.

Não se esqueça do documento de identificação. É possível apresentar-se com a carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista (ou de dispensa da incorporação), passaporte, identidade expedida pela Polícia Federal para estrangeiros, CNH, identidade funcional de órgãos públicos ou das Forças Armadas.

+ Confira: ENEM 2015 está chegando, como se preparar para tirar 10

Por fim, os estudantes só poderão deixar o local das provas do ENEM depois de duas horas – portanto, às 15h30. Não adianta sair antes: os “coelhos ricochetes” que saírem antes serão eliminados do processo. Aproveite para revisar as respostas ou olhar pelas janelas. Os apressadinhos vão ter de esperar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *