Dicas de Inglês e Espanhol para o ENEM 2016

Mesmo com poucas questões, as provas de inglês e espanhol do ENEM merecem atenção. Confira algumas dicas.

As provas de inglês e espanhol (os candidatos devem optar por um idioma) do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio passaram a ser aplicadas apenas em 2010. Qualquer que seja a escolha, cada prova tem apenas cinco questões. Isto é um indicativo de que a principal preocupação dos avaliadores é a interpretação de textos.

Publicidade

Alguns especialistas afirmam que os estudantes não precisam ter fluência no inglês e espanhol. Esta é a primeira dica para obter um bom desempenho no ENEM. Os candidatos que conseguem captar a ideia central de cada questão terão muito facilidade para respondê-la.

enem inglês e espanhol

Como se Preparar para as Provas de Inglês e Espanhol do ENEM

O ENEM fugiu das características dos processos seletivos tradicionais, os vestibulares. Para a banca examinadora, é mais importante que o candidato saiba estabelecer conexões entre as diferentes disciplinas do ensino médio, extrair algo prático das informações teóricas transmitidas pelos professores em três anos de aulas.

Publicidade

Neste sentido, as provas – inclusive de inglês e espanhol – sempre exigem um pouco mais de raciocínio estratégico. Ninguém espere que seja solicitada a conjugação do verbo “To Be” no Present Tense ou a tradução de alguns substantivos e verbos. Para se preparar, o ideal é diversificar as leituras, procurar revistas estrangeiras, pesquisar na internet.

Neste período de estudos intensos – as provas do ENEM serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro – não é conveniente procurar um curso de idiomas: quem não tomou esta providência até agora não terá tempo de adquirir conhecimentos expressivos.

+ Vale a pena ler: Como Baixar as Provas do ENEM para Estudar

Publicidade

Uma leitura diária de 20 minutos – e a consequente tentativa de interpretação do texto – já é suficiente para ampliar o vocabulário. A leitura de atualidades também traz um benefício acessório: contribui para uma boa performance na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

prova de inglês enem

Fazer o download das provas de inglês ou espanhol aplicadas ente 2010 e 2014 também ajuda a perceber o “clima” e os objetivos do ENEM. Alguns cursinhos pré-vestibulares disponibilizam simulados online, mas é preciso fugir dos testes muito longos, para não ficar exausto e sem novos aprendizados.

+ Confira: O que Cai no ENEM 2015 ? Veja o que Estudar para o ENEM

Treinar com as músicas preferidas também é uma boa dica: cantar em competições de videokê permite o aprendizado do “ritmo” do idioma. Traduções literais são impossíveis: cada cultura tem uma forma própria de se expressar. Ao ouvir e cantar, o estudante conquista elementos da cadência, seja inglês, seja espanhol, apesar de esta característica ser distinta na Europa e América.

Apesar das poucas perguntas da prova, especialmente a prova de espanhol apresenta textos longos e exige tempo para ser respondida. O material apresentado, no entanto, quase sempre traz palavras e expressões destacadas em itálico ou negrito, além de conectores entre os períodos, que podem mostrar o “caminho das pedras”.

Uma dica especial: em geral, as provas do ENEM não trazem “pegadinhas”, mas os brasileiros, que fizeram uma confusão entre o pronome pessoal “tu” com o pronome de tratamento “você” (originalmente, vossa mercê), costumam se confundir com os pronomes pessoais do caso reto espanhóis.

Usted” é um tratamento cerimonioso, empregado para tratar com autoridades, pessoas de idade, etc. Não é a tradução do nosso “você”.

As provas de língua estrangeira são formuladas no idioma escolhido no momento da inscrição do ENEM, mas devem ser respondidas em português. Pode soar pedante e até mesmo arrogante dar respostas em inglês ou espanhol.

dicas de inglês prova do enem

+ Você sabia? Quem Pode Fazer o ENEM?


Um comentário em “Dicas de Inglês e Espanhol para o ENEM 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *