Hora do ENEM – O que é, Como Participar, Vídeo Aulas

O primeiro simulado acontece em 30.4.16. É a hora do ENEM.

A Hora do ENEM já tem mais de 1,5 milhão de inscritos. Trata-se de uma ferramenta inédita – e gratuita – para a preparação das provas do exame. Os estudantes têm acesso a simulados e exames, sempre de acordo com as opções de carreira universitária e os concluintes do ensino médio poderão estipular as suas metas (curso pretendido, etc.).

Publicidade

A Hora do ENEM é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Serviço Social da Indústria (SESI).

No total, 2,2 milhões de estudantes do ensino médio têm direito a prestar os simulados da Hora do ENEM. Para quem não tem acesso à internet em casa, o MEC oferece acesso em 120 mil telecentros, localizados em universidades e institutos federais, instituições particulares e escolas estaduais de ensino médio. É necessário fazer a inscrição no site www.enem.inep.gov.br.

hora do enem cadastrar

Publicidade

Hora do ENEM

A plataforma Hora do ENEM está no ar desde 05.04.16 e pode ser acessada por computadores, tablets e smartphones. Os interessados precisam se inscrever e submeter-se a um simulado, que permanecerá disponível durante quatro horas, no dia 30.04.16. Quem optar por fazer a prova nos telecentros precisa ficar atento: ela será disponibilizada das 8h às 12h (horário oficial de Brasília).

Além deste primeiro exame, a Hora do ENEM prevê outros três simulados em 2016, sempre com 80 questões, seguindo a metodologia adotada pelo ENEM: 25 de junho, 13 de agosto e 8/9 de outubro. O conteúdo privilegia o material já apresentado nas aulas do 3º ano do ensino médio.

Os estudantes serão avaliados de acordo com os resultados obtidos no simulado. A partir de então, estarão habilitados a participar de um cursinho pré-vestibular específico da Hora do ENEM – o MEC garante que o conteúdo é exclusivo, estabelecido a partir das necessidades e deficiências de cada aluno.

Publicidade

hora do enem

Cursinho ao vivo

A partir de maio de 2016, o MEC passará a transmitir o MECFLIX, um programa de vídeos online. As aulas serão veiculadas pela TV Escola (canal de TV veiculado por antena parabólica e TV a cabo). A Hora do ENEM terá planos de estudos, 600 videoaulas e exames simulados.

O cadastro e as aulas da Hora do ENEM serão supervisionados pelo Geekie Games (www.geekiegames.com.br), site responsável pelo plano de estudos, simulados, aulas e avaliação de desempenho. O serviço é gratuito. O site possui aplicativos para a plataforma Android. O sistema gera um programa de estudos personalizado: a Hora do ENEM.

hora do enem estudo

O ENEM 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – é uma prova elaborada pelo MEC para verificar as competências e habilidades dos estudantes concluintes do ensino médio. O exame é constituído por uma redação e quatro provas de 45 questões cada uma: português, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

A Hora do ENEM visa qualificar os estudantes para este exame admissional, que classifica estudantes para as vagas das universidades federais e também é utilizado por algumas universidades estaduais e diversos institutos privados de nível superior, seja em etapa única, seja na primeira fase do processo seletivo para o ingresso de novos alunos.