Como Serão as Provas do ENEM 2016

Em 2016, as provas do ENEM serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. Confira o cronograma.

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – acontece uma vez por ano e mobiliza milhões de estudantes. Criado em 1998 como parâmetro de avaliação da qualidade do ensino médio brasileiro, o ENEM se transformou no maior vestibular do país e segundo do planeta: só perde para o sistema de seleção do ensino superior da China.

Publicidade

Nos últimos anos, o número de inscritos no ENEM vem aumentando significativamente. Em 2009, 4,1 milhões se inscreveram, mas 37,7% dos estudantes não compareceram aos locais de provas (o exame foi adiado, de outubro para dezembro, e muitos candidatos não puderam comparecer). Em 2016, 9,2 milhões de jovens se inscreveram.

provas do enem

Calendário de Provas ENEM 2016

As provas do ENEM 2016, como sempre organizadas pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – entidade vinculada ao Ministério da Educação (MEC), serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

Publicidade

No primeiro dia, um sábado, os estudantes inscritos deverão responder às questões de ciências da natureza (química, física e biologia) e ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia). Ao todo, são 90 questões, a serem respondidas em quatro horas e meia.

No dia 6 de novembro, é a vez das provas de linguagens (língua portuguesa e estrangeira) e matemática, além da redação. Os estudantes poderão permanecer na sala de exame por cinco horas e meia – 60 minutos devem ser dedicados à prova de redação.

nota alta no enem

Publicidade

Para que serve o ENEM?

Através do SiSU – Sistema de Seleção Unificada –, todas as universidades e institutos federais de educação superior selecionam novos estudantes exclusivamente através do ENEM.

Além disto, algumas universidades estaduais, além de universidades e faculdades particulares, usam as notas obtidas no ENEM para classificar os candidatos, seja em etapa única, seja como primeira fase do vestibular.

O SiSU abre inscrições eletrônicas duas vezes por ano, apenas para os participantes do ENEM do ano anterior.

+ Confira: Onde Usar e O que Posso Fazer com a Nota do ENEM?

Os interessados em pleitear uma bolsa de estudos integral ou parcial do PROUNI – Programa Universidade para Todos – precisam ter prestado o ENEM do ano imediatamente anterior, obtido pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado na prova de redação.

O FIES – Programa de Financiamento Estudantil – que substituiu o Programa de Crédito Educativo, financia, com juros subsidiados (de 3,4% ao ano) os estudos universitários de jovens carentes em instituições privadas. Desde 2010, para obter este financiamento, também é necessário ter prestado a edição do ENEM do ano anterior.

Por fim, no nível médio, o ENEM substituiu o ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Em outras palavras, o ENEM pode certificar o nível de escolaridade, para quem não pode fazer o ensino médio na idade regular. Os interessados precisam ter mais de 18 anos, atingir 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação.

enem a hora

A Hora do ENEM

Acesse: Como participar do A Hora do ENEM 2016

Os inscritos no ENEM não devem deixar para estudar na última hora. Em 2016, o MEC lançou um projeto bastante interessante, a Hora do ENEM, para orientar e estruturar os estudos. Os candidatos podem acessar o site www.horadoenem.mec.gov.br e organizar um plano de leituras e exercícios.

A Hora do ENEM compreende diversas ferramentas: programas de TV, simulados online, vídeos explicativos das diferentes disciplinas, notícias, dicas para se preparar para as provas, provas anteriores corrigidas e comentadas e bate-papo com outros candidatos.