Como Calcular a Nota do ENEM 2016 – Confira sua Nota

A nota do ENEM 2016 é fundamental para conseguir uma vaga nas universidades federais. Veja como calcular a nota antes do dia 8 de Janeiro que será lançada oficialmente pelo INEP.

Muitas instituições particulares e estaduais de nível superior também utilizam a nota do ENEM 2016 para a classificação dos candidatos, seja na forma da primeira fase, seja como etapa única.

Publicidade

As notas do ENEM, cujas provas foram aplicadas em 5 e 6 de novembro de 2016 (o gabarito foi publicado no dia 28), também são pré-requisitos para participar de outros programas oficiais, como o PROUNI (Programa Universidade para Todos, que concede bolsas de estudos em faculdades particulares) e o FIES (Programa de Financiamento Estudantil).

calcular nota enem

O exame também permite a certificação do ensino médio.

Publicidade

Leia: Onde Usar e O que Posso Fazer com a Nota do ENEM?

No entanto, não é possível calcular a nota do ENEM 2016 apenas com base no número de acertos. Os candidatos se submeteram a provas de Linguagens (português e língua estrangeira), matemática, ciências da natureza e humanidades, com 45 questões de múltipla escolha para cada área.

Além disto, tiveram que desenvolver uma redação. O tema deste ano foi a “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Publicidade

Cálculo da Nota do ENEM

nota oficial enem

As questões têm pesos diferentes, calculados com base no nível de dificuldade identificado pela banca examinadora do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – órgão responsável pela preparação, aplicação, correção e classificação do ENEM.

Desta forma, dois candidatos podem ter obtido o mesmo número de acertos; o candidato “A”, no entanto, acertou um número maior de questões fáceis, enquanto o candidato “B” obteve resultados semelhantes nas perguntas fáceis, médias e difíceis. Este último, portanto, deve receber uma nota do ENEM 2016 bem maior, melhorando as oportunidades de entrar no tão sonhado curso superior.

Para fazer o cálculo correto, os candidatos devem acessar o boletim de desempenho individual, no site www.enem.inep.gov.br. Este boletim informa o número de acertos e as notas obtidas nas provas do ENEM 2016, que variam entre zero e mil. Vale lembrar que um zero em redação impossibilita que os estudantes disputem vagas nas instituições de ensino.

Para conferir a nota do ENEM 2016, é preciso informar o número do CPF e da senha gerada no momento da inscrição. Estes resultados, no entanto, geralmente só serão divulgados no início de 2016, na primeira quinzena de janeiro.

quanto tirei no enem

Fazendo contas para saber quanto tirei no ENEM

O cálculo da média aritmética do ENEM é a soma dos resultados obtidos nas cinco áreas avaliadas, dividida também por cinco – mesmo sem conhecer o peso das questões, é possível chegar a um resultado aproximado sobre o desempenho obtido. Esta nota média é utilizada pelos interessados no PROUNI e no FIES (nestes casos, todas as questões têm peso 1).

Calcular a média ponderada é um pouco mais complexo, mas é uma tarefa necessária para os candidatos em um curso específico. Diversas faculdades conferem pesos maiores a determinadas áreas (por exemplo, um curso de Engenharia pode duplicar a pontuação obtida na prova de ciências da natureza).

Este cômputo é informado nos sites do INEP e da instituição de ensino. Desta forma, deverão ser consideradas seis notas, já que uma das provas vale em dobro.enem resultado

O valor da nota é apenas aproximado, porque o INEP não divulga previamente os pesos, apenas quando os resultados globais já tiverem sido publicados.

Além disto, a nota da redação do ENEM é sempre uma incógnita; apesar de serem estabelecidos critérios objetivos para a avaliação, os examinadores podem descontar pontos em função da caligrafia ruim, erros de grafia, regência e concordância, etc.

Usamos o artigo do site Curso Grátis Online para saber “qual minha nota no enem 2016“, espero que tenha esclarecido.


3 comentários em “Como Calcular a Nota do ENEM 2016 – Confira sua Nota

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *