O que cai de Ciências da Natureza no ENEM 2016

Os assuntos mais cobrados na prova de Ciências da Natureza do ENEM, confira nesse artigo completo.

A prova engloba Biologia, Química e Física. Conheça os assuntos mais cobrados na prova de Ciências da Natureza do ENEM.

Publicidade

O modelo da prova de Ciências da Natureza, a cada nova edição, reforça a ênfase na interdisciplinaridade e na necessidade de interpretação de textos. Neste ano, a prova será aplicada no dia 5.12.16, a partir das 13h30min (horário oficial de Brasília; os portões locais de aplicação das provas serão fechados 30 minutos antes).

O que cai de Ciências da Natureza no ENEM?

enem ciências da natureza

Os interessados em obter uma vaga nas universidades federais (e em parte das universidades estaduais e particulares), uma bolsa de estudos em instituições particulares de ensino superior ou técnico, um financiamento subsidiado para cursar uma faculdade privada ou apenas a certificação da conclusão do nível médio precisam estar atentos a esta tendência.

Publicidade

+ Leia: Onde Usar e O que Posso Fazer com a Nota do ENEM?

Mesmo assim, para obter resultados satisfatórios na prova de Ciências da Natureza do ENEM, é preciso conhecer os fundamentos da Biologia, Química e Física, além de gastar muito lápis (ou tinta de caneta): é necessário entender a pergunta, aplicá-la na prática e comparar o resultado com as alternativas apresentadas. Em muitos casos, por aproximação, é possível economizar tempo, dispensando fórmulas e equações.

A prova de Ciências da Natureza do ENEM é composta por 45 questões bem distribuídas: em quase todas as edições do exame, foram definidas 15 questões por área de ensino.

Publicidade

De acordo com o INEP (Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação), há um bom equilíbrio entre perguntas teóricas e de cálculo.

Outra característica importante da prova de Ciências da Natureza do ENEM é a utilização prática de determinado conhecimento.

Já foi solicitado, por exemplo, que os candidatos identificassem o tipo de combustível que libera menos energia, vinculando o custo financeiros com questões ambientais e econômicas.

Leis da genéticaciências da natureza enem

Quando o padre austríaco Gregório Mendel, no século XIX, formulou as primeiras leis da genética, a partir do estudos de sementes, a aplicação prática deste desdobramento da Biologia era muito restrita. Em pouco mais de 150 anos, porém, o cenário mudou.

Biotecnologia e genética são assuntos muito cobrados na prova de Ciências da Natureza do ENEM. Os estudantes precisam deter bons conhecimentos sobre evolução, DNA recombinante (sequências de DNA artificiais), organismo geneticamente modificados e produção transgênica, que, em 2016, gerou muita polêmica, quando a informação sobre a reconstrução dos genes deixou de ser obrigatória na rotulagem das embalagens.

A preservação do meio ambiente parece ser um tema que estará presente pelo menos nos próximos cem anos. A humanidade despertou a consciência ambiental muito tardiamente e está pagando um preço elevado pelo descaso com a natureza.

Saúde e bem-estar

Um ponto a ser estudado com atenção, pelos candidatos do ENEM, é o agravamento de doenças infectocontagiosas no Brasil e no mundo. Merece destaque a febre zika, que surgiu no Brasil, há dois anos, anunciada como uma forma branda da dengue, mas vem apresentando sequelas graves, inclusive alterando-se a forma de infecção.

Em contrapartida, com a preocupação crescente da população, especialmente em áreas urbanas, com a forma física, a fisiologia relacionada à atividade humana pode estar presente na prova de Ciências da Natureza do ENEM.

A Química

Entre os assuntos mais cobrados na prova de Ciências da Natureza do ENEM, destacam-se o aquecimento global, destruição da camada de ozônio, acidificação dos oceanos, poluição do solo, ar e água. Estas abordagens podem surgir em questões de Biologia e de Química.

Em Físico-Química, termoquímica pode merecer destaque da banca avaliadora do ENEM, principalmente nas questões sobe cálculo da quantidade de calor liberada com a combustão de diferentes substâncias. Outros assuntos recorrentes são eletroquímica e equilíbrio químico.

A Química Orgânica tem estado mais presente nas últimas edições da prova de Ciências da Natureza do ENEM. A cada ano, são inseridas mais questões sobre isomeria (quando dois compostos apresentam a mesma forma molecular), funções orgânicas e reações químicas.

Muita energia

Energia é uma constante na prova de Ciências da Natureza do ENEM. Assuntos que envolvam transformação de energia, como energias não renováveis, energia solar, biocombustível, eletricidade para carros, termodinâmica, etc., estão sempre presentes e remetem a temas ambientais, sociais e econômicos.

Eletricidade

Esta forma de energia bastante utilizada pelos seres humanos para os mais diversos fins também está presente na maioria das edições do ENEM.

Estudiosos afirmam que assuntos relacionados ao eletromagnetismo podem ser cobrados na prova de Ciências da Natureza, assim como as novidades da área, como as bicicletas elétricas, que já são um novo modo de transporte, e a viabilidade econômica dos carros elétricos.

Os alunos precisam estudar também: energia e potência elétrica, circuitos com lâmpada e eficiência do uso de equipamentos elétricos, na avaliação do custo-benefício. A indução eletromagnética, base do funcionamento das usinas hidrelétricas, é forte candidata a figurar na prova de Ciências da Natureza do ENEM.