PROUNI – O que é, qual a nota de corte, informações

O PROUNI é um programa para facilitar o acesso de estudantes carentes ao ensino superior. Veja como funciona a nota de corte.

O que é o ProUni?

prouni lista

Publicidade

O Programa Universidade para Todos – PROUNI – foi criado em 2004, pelo governo federal e é administrado pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de conceder bolsas de estudos integrais e parciais (de 50%) em cursos de graduação ministrados por instituições particulares de nível superior, para estudantes de baixa renda.

A renda média per capita mensal não pode exceder um salário mínimo e meio, para quem deseja uma bolsa integral; para obtenção de uma bolsa parcial, o teto sobre para três salários mínimos.

Além disto, é necessário que os estudantes tenham obtido 450 pontos na média das quatro notas do ENEM e não ter zerado na prova de Redação – Exame Nacional do Ensino Médio: esta é a nota de corte do PROUNI 1º/2015.

Publicidade

Para participar do PROUNI, é preciso ainda que os postulantes tenham cursado o ensino médio na rede pública de ensino (ou na rede particular, na condição de bolsistas integrais). O programa também é aberto a estudantes portadores de deficiência e a professores da rede pública que estejam concorrendo a cursos de licenciatura (neste último caso, os candidatos não precisam comprovar renda).

prouni

Inscrição ProUni

As seleções para o PROUNI são abertas duas vezes a cada ano, sempre no início de cada semestre. A inscrição, gratuita, é feita acessando o site www.sitedoprouni.com.br e clicando na aba “Acesse o processo seletivo”. Os candidatos precisam apenas digitar o número de inscrição no ENEM e a senha gravada no sistema, além dos dados pessoais.

Publicidade

Não é preciso informar as notas: o desempenho verificado nas provas é automaticamente pelo sistema eletrônico do MEC.

As instituições de ensino superior participantes informam ao MEC as vagas disponíveis em seus cursos para a concessão de bolsas. A partir daí, são produzidas listagens dos candidatos, de acordo com suas opções de carreira e local de residência.

prouni o que é

Nota de Corte ProUni

Além da média de 450 pontos nas provas do ENEM (que é a nota de corte inicial), cada universidade, centro universitário ou faculdade define um piso que considere mais adequado para o aproveitamento de seus cursos. Portanto, a nota de corte pode variar bastante, de acordo com a carreira e instituição escolhidas.

Durante todo o período das inscrições, os candidatos podem consultar, no site do PROUNI, as notas de corte parciais para a classificação – que não significa necessariamente a seleção: em um caso hipotético, cem alunos podem cumprir as exigências, mas apenas 40 bolsas de estudos foram disponibilizadas pela faculdade desejada.

Nas consultas, as notas de corte parciais já contemplam todas as condições em que os postulantes estão concorrendo: instituição, curso, turno e modalidade (ampla concorrência ou sistema de cotas). Caso os candidatos estejam abaixo das notas mínimas, é possível alterar as opções feitas até o final do prazo das inscrições.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *