Onde Usar e O que Posso Fazer com a Nota do ENEM?

Para quem está concluindo o ensino médio, o exame é fundamental. Veja onde usar as notas do ENEM.

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – foi criado em 1998. Inicialmente, o objetivo era apenas avaliar a qualidade de ensino do ciclo final da educação básica, mas as provas foram ganhando cada vez mais importância. As notas do ENEM são adotadas para processos seletivos de faculdades públicas e privadas, concessão de bolsas de estudo e muito mais.

Publicidade

Onde Usar a Nota do ENEM?

nota enem ensino médio

As notas do ENEM podem ser utilizadas para a certificação do ensino médio. Jovens e adultos que não conseguiram cursar a educação básica na idade considerada adequada podem se inscrever para o exame e, obtendo médias positivas (e pelo menos 450 pontos na prova de redação), requerer o certificado de conclusão.

Quase a totalidade das universidades públicas abandonou o vestibular tradicional é seleciona seus novos estudantes exclusivamente através das notas do ENEM. O mesmo ocorre com algumas instituições estaduais e particulares, em que o desempenho no exame é utilizado, em alguns casos, apenas como primeira etapa.

Publicidade

Duas instituições portuguesas de ensino superior também empregam o desempenho do ENEM para selecionar parte de seus estudantes: a Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo, e Universidade da Beira Interior, sediada na cidade de Covilhã.

Para quem pretende se tornar universitário, é importante estudar os conteúdos exigidos nas provas do ENEM, que são as seguintes: Linguagens (português, artes e língua estrangeira), Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação. Os estudantes não podem zerar a prova de redação: esta condição pode impedir o acesso a diversas possibilidades de usar a nota do ENEM.

Seleção Unificada (SiSU)

nota enem sisu

Publicidade

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é apenas uma classificação eletrônica que ocorre duas vezes por ano. Os estudantes se inscrevem (também pela internet) com as notas do ENEM para duas opções de cursos universitários. O sistema faz a classificação automática, que serve para entrada em universidades do país.

A partir do segundo dia de inscrição no SiSU, os candidatos podem acompanhar seu desempenho e, se for o caso (se a pontuação obtida no ENEM não for suficiente), podem alterar suas opções de carreiras universitárias até o final do prazo de inscrições.

+ Acesse: http://www.sitedosisu.net

O SiSU, administrado pelo Ministério da Educação (MEC) faz apenas a classificação dos estudantes. As universidades participantes têm os próprios critérios para aceitação de novos alunos, assim como prazos para matrícula e lista de documentos necessários.

Cursos técnicos

Quem pretende se profissionalizar mais rapidamente pode optar pela inscrição no SiSUTEC, sempre com as notas do ENEM. Neste caso, em vez de concorrer a vagas em bacharelados e licenciaturas, os candidatos escolhem entre centenas de cursos técnicos e tecnológicos, ministrados por instituições de ensino públicas e particulares.

nota enem prouni

Bolsas de estudos

Nem todos os estudantes querem ou podem estudar em uma faculdade pública. Existem muitas instituições particulares de excelência, mas o custo das matrículas e mensalidades geralmente é um impeditivo.

Através do PROUNI – Programa Universidade para Todos – é possível obter bolsas de estudos parciais (50%) e integrais. O PROUNI, também administrado pelo MEC, utiliza as notas do ENEM para classificar os candidatos. É preciso que a renda familiar per capita não exceda um salário mínimo e meio. Os estudantes precisam ter obtido ao menos 450 pontos no exame.

+ Acesse: http://www.sitedoprouni.com.br

Financiamento Estudantil

nota enem fies

Para estudar em instituições particulares, os estudantes podem optar também pelo FIES – Programa de Financiamento Estudantil. A renda familiar não pode ultrapassar 20 salários mínimos e o candidato ao financiamento deve estar matriculado em uma faculdade privada participante do programa.

Não são exigidas notas mínimas no ENEM, apenas a participação no exame. Com o FIES, os estudantes podem obter financiamento integral e começar a pagar apenas 18 meses depois de obtida a graduação, com juros subsidiados. Durante os estudos, é devida apenas uma taxa trimestral de amortização (atualmente, de R$ 50).

+ Acesse: http://www.sitedofies.net

No exterior com o Ciência sem Fronteiras

nota enem csf

O programa Ciência sem Fronteiras oferece bolsas para graduação e pós-graduação em importantes universidades do exterior. É possível estudar na Europa, Canadá, EUA e Austrália, por exemplo, sem pagar mensalidades e recebendo ajuda de custo para se manter fora de casa. Para participar, os candidatos precisam ter somado ao menos 600 pontos nas notas do ENEM.

O programa, administrado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo MEC, pretende ampliar os conhecimentos acadêmicos, especialmente em ciências exatas e tecnologia, para fomentar o desenvolvimento do país. Ciência sem Fronteiras pretende enviar 100 mil estudantes para o exterior, até o final de 2015.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *