ENEM Inscrição 2015 – Como Fazer a Inscrição ENEM 2015

O ENEM 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio – foi criado com a função principal de avaliar o ensino e aprendizado das escolas brasileiras no antigo segundo grau.

Posteriormente, as notas obtidas nas provas – Redação, Linguagens (Português e Inglês ou Espanhol), Matemática, Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Ciências Humanas (Sociologia, Filosofia, História e Geografia) passaram a ser usadas para classificar os estudantes nos processos seletivos das universidades federais (o vestibular foi abolido) e para algumas instituições estaduais e particulares. Está chegando a hora das inscrições para o ENEM 2015.

Publicidade

Inscrições para o ENEM 2015

inscrição enem 2015

O prazo tem início às 10h do dia 25/05 e se encerra às 23h59min do dia 06 de Junho, sempre pelo horário de Brasília.

Portanto, os estudantes das ilhas oceânicas (como Fernando de Noronha) e dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Acre e Amazonas, que têm fuso horário diferente, precisam ficam atentos ao relógio. As inscrições para o ENEM 2015 são feitas exclusivamente através da internet, no site oficial do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Publicidade

  • Inscrições: 25/05 a 05/06

O link é http://enem.inep.gov.br. A página já está no ar com o passo a passo para realizar a sua inscrição no ENEM 2015!

Para se inscrever, é preciso informar CPF, RG, possível necessidade de obter a certificação do ensino médio, necessidade de eventual atendimento diferenciado nos dias das provas (o caso de cadeirantes e portadores de deficiência visual, por exemplo) e o município de preferência para fazer o exame. Os candidatos devem preencher o questionário socioeconômico.

Para pedir a isenção da taxa de inscrição ENEM 2015, é preciso preencher a declaração de carência (disponível no mesmo site; cada candidato é responsável pela fidedignidade das informações prestadas).

Publicidade

Os estudantes que estão concluindo o ensino médio neste ano nas escolas públicas federais, estaduais e municipais (ou na condição de bolsistas integrais de instituições particulares durante os três anos do curso) estão automaticamente isentos do pagamento.

ENEM 2015: SiSU, ProUni, FIEs e Pronatec

Além de utilizar os resultados obtidos no ENEM 2015 para concorrer às vagas oferecidas pelo SiSU – Sistema de Seleção Unificada –, o exame é pré-requisito para quem deseja obter uma bolsa de estudos parcial ou integral pelo PROUNI – Programa Universidade para Todos, pelo PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e pelo SiSUTEC – Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos).

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil, só é concedido para estudantes com aproveitamento no ENEM.

O ENEM também qualifica os estudantes universitários as bolsas oferecidas pelo programa Ciência sem Fronteiras, que oferece oportunidades para jovens cursarem graduações e pós-graduações em universidades de diversos países.

O exame deve ocorrer daqui alguns meses; portanto, é tempo mais do que suficiente para estudar. Em breve disponibilizaremos o simulado ENEM 2015 gratuito para você, além de poder faze-lo pelo site poderá também realizar o download gratuito de apostilas com todo o conteúdo das provas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *